A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta quinta-feira (26) que a bandeira tarifária permanecerá amarela durante o mês de julho. Com isso, os consumidores atendidos pelo Sistema Interligado Nacional (SIN) continuarão pagando um acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos na conta de luz.
Segundo a agência, a decisão foi mantida por causa das condições típicas do período seco, que reduzem o nível dos reservatórios das hidrelétricas e aumentam a necessidade de acionamento das usinas termelétricas, cuja geração é mais cara.
O sistema de bandeiras tarifárias é atualizado mensalmente e indica o custo da geração de energia no país. Na bandeira verde não há cobrança adicional. Já as bandeiras amarela e vermelha representam custos maiores de geração e, consequentemente, acréscimos na tarifa de energia.


































